O projeto visa a preservação da Fazenda do Sertão a partir da requalificação do complexo da Fazenda para abrigar um novo uso mais condizente com as demandas dos proprietários e da comunidade local.
Após a análise do entorno, do potencial do ecoturismo e das demandas locais, constatou-se a carência de estruturas adequadas para acolher os visitantes que exploram a região. Diante desse cenário, surgiu a proposta de requalificar a Fazenda do Sertão, transformando-a em uma pousada voltada a esse público, sem comprometer a integridade do bem, mas atribuindo-lhe um novo uso compatível com sua história e valor.
Além de suprir a demanda turística, o projeto busca restaurar elementos da antiga casa, atualmente utilizada como residência particular, assegurando sua preservação por meio da ocupação e da manutenção contínua. Propõe-se a valorização do patrimônio existente com a criação de um espaço de apoio, descanso e hospedagem que contribui para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local.
Serão propostas intervenções na sede que visem sua adequação ao novo uso. A restauração dos elementos construtivos relevantes para a continuidade da sua unidade potencial da Fazenda, bem como a adaptação de estruturas serão consideradas no projeto seguindo as Diretrizes de Preservação presentes no site.
A pousada tem como principal objetivo atender ao turismo local, voltado às atividades de ecoturismo da região. O público-alvo inicial é formado por moradores e visitantes que realizam trilhas até as cachoeiras, a Pedra do Escalvado e outros pontos de interesse natural e cultural do entorno.
Com a divulgação da pousada nos principais canais de comunicação e plataformas de turismo, espera-se ampliar o alcance do empreendimento, atraindo também visitantes interessados no turismo rural, em patrimônios históricos e em hospedagens com identidade cultural e ambiental.